sábado, 24 de abril de 2010

Estradas da Serra em consulta pública

Jornal O Interior – Guarda, 22/04/2010
O estudo de impacte ambiental dos Itinerários Complementares (IC) 6, 7 e 37, que constituem a concessão rodoviária da Serra da Estrela, está em consulta pública desde ontem na Câmara de Seia.

Os documentos foram recebidos na terça-feira na autarquia, que adianta que os mesmos estarão disponíveis ao público em geral até 9 de Junho, no âmbito do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental em curso no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território. A construção do IC6 (Oliveira do Hospital/Covilhã), IC7 (Oliveira do Hospital/ Fornos de Algodres) e IC37 (Seia/Viseu) está em “banho-maria” por causa do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC). Face às condicionantes económico-financeiras do momento, o Governo vai decidir posteriormente se se fazem todos os IC’s previstos ou apenas alguns.

De resto, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, virá brevemente à região para fazer um ponto de situação e conhecer a realidade rodoviária local. O anúncio da suspensão destas estradas na corda da Serra da Estrela foi muito contestado por autarcas, o que levou a tutela a emendar a mão ao esclarecer que a concessão não tinha sido «suspensa, mas adiada». Quem não desarma é o Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários Serra da Estrela (MAIS), criado a propósito.