sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MOVIMENTO PELOS ITINERÁRIOS DA SERRA DA ESTRELA RECEBIDO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA



Uma delegação do MAIS – Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela (IC6,IC7 e IC37) foi, esta quinta-feira dia 7 de Outubro, recebida em audiência por todos os Grupos Parlamentares na Assembleia da República, com vista à sensibilização para a execução destes traçados.

A Delegação, que também integrava o Presidente da Câmara de Seia e o Vice-Presidente da Câmara de Nelas, foi recebida pelo Deputado do Bloco de Esquerda, Heitor Sousa; pelos Deputados do PS Francisco Assis, Rita Miguel e João Fão; pelos Deputados do PSD Carina João, Carlos Peixoto e João Prata; pelo Deputado do PCP Bernardino Soares e Ricardo Oliveira; pelo Deputado do CDS Hélder Amaral e por Joaquim Ferreira do PEV.


Tratou-se de uma jornada bastante importante, numa altura em que se discutem as linhas de orientação para o próximo Orçamento de Estado, tendo o Movimento deixado uma mensagem simples e directa, reivindicando “um mínimo de investimento público para fazer funcionar a economia, e que esse mínimo desta vez contemple esta região da Serra da Estrela, no Interior do país”. Tendo em conta o momento de crise financeira que o país atravessa, todos os partidos reconheceram a importância das obras e a sua necessidade para o desenvolvimento desta região.

Todos os parlamentares mostraram disponibilidade e sensibilidade para esta reivindicação e em face dos constrangimentos, se não houver capacidade para o avanço em simultâneo dos IC’s, poderá ser sugerida a definição de prioridades de execução.

Foi reconhecido o trabalho realizado até ao momento, nos estudos e procedimentos já concretizados, que culminaram com a recente a aprovação pela Ministério do Ambiente e pelas Estradas de Portugal S.A. das soluções definitivas dos traçados, impondo-se agora a etapa derradeira deste processo: o lançamento das obras de execução dos IC’s 6,7 e 37. Definitiva e urgentemente!

Estas são obras consideradas estruturantes para a região e por isso mesmo, a própria criação jurídica do Movimento MAIS, que vem reforçar o esforço e empenhamento das Câmaras Municipais, revela a importância destes Itinerários Complementares.


Movimento MAIS foi à Assembleia da República falar com todos os grupos parlamentares

.
Notícia do DIÁRIO AS BEIRAS
MAIS reivindicou na Assembleia República itinerários da Serra da Estrela
O MAIS – Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela reivindicou hoje junto dos seis grupos parlamentares da Assembleia da República a construção de três estradas.

“A situação financeira do país não pode travar a execução” dos itinerários complementares (IC) 6 (Tábua – Covilhã), 7 (Oliveira do Hospital – Fornos de Algodres) e 37 (Viseu – Seia), defendeu o movimento.

“Os partidos comunicaram-nos que estão disponíveis para impulsionar as medidas necessárias para que as obras arranquem”, disse à agência Lusa Mário Jorge Branquinho, programador cultural de Seia e uma das dez figuras públicas da região que deram origem ao MAIS.

Nos encontros com os grupos parlamentares na Assembleia da República, o grupo considerou “necessário” um mínimo de obras públicas para a economia funcionar.
A construção daquelas vias “é uma expetativa com mais de trinta anos, alimentada pelos sucessivos governos” e que é considerada “estrutural”.

O movimento reconhece que “foram dados passos decisivos” nos últimos meses com “a aprovação dos estudos de impacte ambiental e a publicação das zonas de edificação”, passos que querem ver confirmados.

“Todo o processo burocrático já está concluído, agora são necessárias as decisões políticas para começar a abrir concursos para as obras”, realçou Mário Jorge Branquinho, porta-voz do movimento.

O MAIS é um movimento formado por cidadãos dos vários concelhos da região da Serra da Estrela, que se constituiu como associação jurídica e que lançou uma petição online com quase três mil assinaturas.

“Nós não desistimos enquanto não virmos estas obras concluídas: quando estiverem feitas o movimento deixa de existir”, disse Mário Jorge Branquinho.
O movimento foi acompanhado nas reuniões de hoje pelo vice-presidente da câmara de Nelas, Manuel Marques, e pelo presidente da câmara de Seia, Filipe Camelo.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MAIS NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

.
Uma delegação do MAIS - Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela vai ser recebida amanhã à tarde, dia 7 de Outubro pelos grupos com assento na Assembleia da Republica, de acordo com o seguinte calendário:

14 H - Bloco de Esquerda
14:30 Horas - Partido Ecologista Os Verdes
14:45 Horas - PS
15H30 – CDS / PP
16 Horas – PSD
16:30 H - PCP
.
PORQUE É URGENTE CONTEMPLAR AGORA NO ORÇAMENTO DE ESTADO DE 2011 A EXECUÇÃO DOS TRAÇADOS DOS ITINERÁRIOS COMPLEMENTARES DA SERRA DA ESTRELA – IC6, IC7 E IC37.