terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MOVIMENTO DE APOIO AOS ITINERÁRIOS DA SERRA DA ESTRELA NA ROTA DAS PRESIDENCIAIS


.



O MAIS - Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela aproveitou a passagem pela região dos candidatos à Presidência da República para lhe entregar uma carta aberta, sensibilizando-os para a necessidade de construção dos IC 6, IC 7 e IC37.

Na quarta-feira, dia 12 os responsáveis do Movimento entregaram em Seia a missiva a Cavaco Silva, que se disponibilizou para ajudar a causa, tendo enaltecido o papel dos movimentos de cidadania no desenvolvimento do país.

Na sexta-feira, foi a vez de Manuel Alegre ser sensibilizado para estas justas aspirações das pessoas desta região, que há trinta anos reclamam vias de acesso condignas.

O Movimento MAIS Considera que estas duas acções que se inserem num conjunto de outras que têm sido desencadeadas, foram positivas já que “pelo menos tivemos a oportunidade de nos ter sido concedida uma audiência pelo Presidente da República em pessoa, o que seria bem difícil de acontecer no Palácio de Belém”. Além do mais, as conversas que tivemos pessoalmente com Cavaco e Alegre, foram esclarecedoras, já que no caso do actual Presidente da Republica ainda persistia a ideia de que este assunto remete para os Túneis da Serra da Estrela, o que já não acontece, dado que os traçados aprovados não contemplam essa solução considerada megalómana.

Depois das eleições Presidenciais, o Movimento Mais, que já em Outubro passado foi recebido por todos os grupos parlamentares com assento na Assembleia da República, promete “voltar à estrada”, podendo estar em marcha uma deslocação maciça a Lisboa, em autocarros, com pessoas de todos os concelhos desta região da Beira-serra. É que apesar da crise que o país atravessa, entende os responsáveis deste movimento que algum investimento público tem de ser feito e ainda que não avancem os 3 itinerários em simultâneo, podem avançar de forma faseada.

Recorde-se que o MAIS é um movimento de cidadania, criado através de escritura pública, que reúne pessoas dos concelhos de Seia, Oliveira do Hospital, Nelas, Gouveia, Viseu e Covilhã. Sedeado em Seia, o Movimento lançou uma petição online e tem vindo a desencadear várias iniciativas com vista á sensibilização dos governantes para a necessidade de execução destes Itinerários Complementares, considerados essenciais para o desenvolvimento económico e turístico desta região.

Sem comentários:

Enviar um comentário