sábado, 20 de fevereiro de 2010

Eduardo Brito manifesta-se contra decisão do governo

.
Crónica de Eduardo Brito, ex-presidente da Câmara de Seia, na Rádio Altitude da Guarda, sobre a decisão do governo em suspender os IC's da Serra da Estrela.
.
Quando todos pensamos e acreditamos que tinha chegado a hora dos concelhos do lado POENTE da Serra da Estrela; (SEIA, GOUVEIA, CELORICO,FORNOS, NELAS E OLIVEIRA DO HOSPITAL), ou seja que era desta vez que se iam construir, definitivamente , os novos acessos rodoviários ( IC 6 IC 7 e IC 37 ), porque há muito lutamos e que são absolutamente fundamentais para colocar esta região em pé de igualdade com o resto do País e principalmente com os nossos vizinhos; dando-lhe condições para se afirmar , ser mais atractiva e competitiva ; Eis que o Governo , de uma forma absurda, incompetente e injusta, adiou, sabe-se lá para quando, a construção destas obras.

Todos temos plena consciência das imensas dificuldades que o País enfrenta.
Sabemos que é preciso fazer sacrifícios para dar saúde e solidez ás contas públicas. Mas não podem ser aqueles que andam a fazer sacrifícios há mais de trinta anos para que outras regiões tenham tudo ou quase tudo, a pagar agora os custos de alguns luxos desnecessários.

O Governo, que até é socialista, logo com maior obrigação de ter preocupações sociais e de coesão territorial, não podia, ou melhor não devia ter tomado esta decisão incompetente e injusta. Primeiro olhava para o País, comparava o que cada região já tem, os problemas que enfrenta, sobretudo nas áreas do emprego e da fixação de pessoas e depois, com critérios de justiça, solidariedade e rigor, decidia onde cortava mais e menos.

Era isso que se pedia e ainda pedimos ao governo . GOVERNAR, não é tratar tudo da mesma maneira, sem atender ás especificidades e aos problemas de cada região.

O Governo que tem feito do combate ás desigualdades e ás assimetrias regionais, umas das principais linhas de orientação do seu discurso politico, tem que arrepiar caminho e em nome do interesse nacional, deixar avançar estas obras de acordo com as decisões já tomadas. Se assim não for, ficará ligado á morte lenta desta região. Não resta outro caminho ao governo do Eng. JOSE SOCRATES, ELE QUE É UM CONHECEDOR PROFUNDO DESTA REGIÃO E DOS PROBLEMAS QUE ENFRENTA .

ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE, MOBILIZEMO-NOS, FAÇAMOS CHEGAR AO GOVERNO, POR TODOS OS MEIOS DEMOCRÁTICOS AO NOSSO ALCANCE, O SENTIMENTO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO E FRUSTRAÇÃO. LEMBREMOS-LHE QUE AS PROMESSAS SÃO PARA CUMPRIR E QUE AQUI HÁ MILHARES DE PORTUGUESES QUE HÁ TRINTA ANOS CLAMAM POR JUSTIÇA E IGUALDADE.

LEMBRAMOS AINDA AOS NOSSOS DEPUTADOS, SOBRETUDO AOS DA MAIORIA, QUE O SEU COMPROMISSO É COM O POVO E QUE ESTA É A HORA DE MOSTRAR O QUE VALEM E QUE O SEU SILÊNCIO PODE, LEGITIMAMENTE, SER INTERPRETADO COMO COBARDIA POLITICA, OU MEDO DE PERDER AS SIMPATIAS DOS CORREDORES DO PODER.

APESAR DESTA CONTRARIEDADE, NÃO ESTAMOS VENCIDOS.LUTEMOS COM CONFIANÇA E DETERMINAÇÃO, PORQUE SÓ VENCE QUEM LUTA !

Sem comentários:

Enviar um comentário