quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela

.
Tendo em conta a decisão do governo em retirar das suas opções governativas a execução dos traçados dos Itinerários Complementares da Serra da Estrela (IC6, IC7 e IC37), os cidadãos abaixo-assinados decidem criar o Movimento de Apoio aos Itinerários Complementares da Serra da Estrela (MAICSE).

Tal decisão deve-se ao facto de se considerar esta medida injusta, precipitada e que prejudica fortemente o desenvolvimento dos concelhos da Serra da Estrela que esperam há mais de trinta anos pela execução destes traçados, para os aproximar dos grandes centros do litoral. Ainda por cima, foram criadas expectativas, que agora são frustradas de um dia para o outro.

Entende-se que apesar da difícil situação financeira do país, esta região não pode continuar a ser marginalizada e ver uma parte do seu desenvolvimento mais uma vez adiada, enquanto que outras continuam a ser favorecidas.

Independentemente da acção do governo, dos partidos da oposição e de outros organismos da administração local, entende-se que a sociedade civil não pode ficar de braços cruzados e aceitar de ânimo leve esta decisão injusta, inqualificável e lesiva dos interesses do desenvolvimento desta região do Interior do país.

O Movimento terá como objectivo levar a cabo acções de reivindicação para a execução dos referidos traçados, ainda que nem todos ao mesmo tempo, mas de forma faseada e nos próximos anos.

Com a ajuda de todos, haverá força suficiente para repor a justiça no desenvolvimento da serra da Estrela e assim conseguir a solidariedade e a discriminação positiva constantemente propalada e tão pouco praticada.

Chegou a altura de dizer basta a esta forma de canalizar os fundos públicos apenas para os grandes centros, em detrimento dos povos do Interior do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário