segunda-feira, 14 de março de 2011

MAIS UMA LUTA FUNDAMENTAL E URGENTE

O MAIS – Movimento de Apoio à Concretização dos Itinerários da Serra da Estrela (IC6, IC7, IC37), tem como principal objectivo, lutar pela execução urgente destas vias, Vias cujos projectos foram aprovados em termos ambientais e para os quais existe já um projecto de traçado e uma estimativa de custos. Falta apenas a decisão politica da sua execução.

O projecto destas novas vias, que pretendem criar uma nova rede de acessibilidades no espaço sub-regional em torno da Serra da Estrela, englobam um conjunto 128Km de novas estradas com um custo estimado de 500 milhões de euros (cem milhões de contos).

Estas novas vias criarão uma nova realidade de acessibilidades, aproximando Coimbra, Viseu, Covilhã, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Gouveia, Nelas e todos os territórios na área de influência destas cidades. Servirão uma população residente de aproximadamente 500.000 habitantes.

No momento actual do País, poderá questionar-se, se haverá recursos para a realização deste importante e decisivo investimento para o interior.

Para responder a esta dúvida citamos os custos previstos de duas outras infra-estruturas de acessibilidade que o nosso País tenciona executar (mais uma vez) para servir as zonas Litorais, o TGV com um custo previsto de 7,7 mil milhões de euros e o novo aeroporto de “Alcochete” com um custo previsto de 6000 milhões de euros. São investimentos que somados têm um custo quase 30 vezes superior ao que custarão os nossos IC’s.

Será que o dinheiro é o principal entrave à concretização deste investimento, parece-nos que certamente não é o principal.

O que os governos têm a vindo a adiar não tem sido a despesa neste investimento, têm é sobretudo desviado o olhar da importância desta questão, continuando a afectar recursos para outros investimentos noutros locais e sectores. A falta de dinheiro é um argumento falacioso que por vezes é utilizado para tudo com muito simplismo.

Assim uma das principais lutas que nós Beirões, temos de prosseguir, é sobretudo persuadir, que não enganar, quem manda, para a urgência deste investimento.

Para já é muito fundamental a presença no encontro da próxima sexta-feira pelas 21h30 no auditório da Casa Municipal da Cultura em Seia.

Contamos com muitos amigos.


Adira à pagina do Facebook do MAIS (MAIS Serra da Estrela) : http://www.facebook.com/?sk=ru&ap=1#!/profile.php?id=100002158936835


Sem comentários:

Enviar um comentário