quinta-feira, 10 de abril de 2014

Movimento MAIS repudia não inclusão de IC’s nas prioridades do governo



O MAIS (Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela) vem publicamente anunciar o seu mais veemente protesto pelo facto do governo não incluir a execução de nenhum dos Itinerários Complementares da Serra da Estrela (IC6, 7 e 37) no conjunto de investimentos prioritários a concretizar nos próximos seis anos.

Perante tal situação, o MAIS reafirma o seu propósito de ir até às últimas consequências em face de mais uma decisão penalizadora para o desenvolvimento desta região do país, que se vê mais uma vez relegada para segundo plano.

A decisão do governo de dar prioridade a 59 projetos na sua maioria do sector ferroviário e portuário, contempla, contudo projetos rodoviários, abrindo janelas de esperança a várias regiões do país, em detrimento da Serra da Estrela. Ou seja, mais uma vez, quem governa, acentua nas populações o sentimento de injustiça e revolta por contemplar sempre as mesmas regiões e abandonar as mesmas de sempre.

Acresce que o financiamento destes investimentos utiliza uma parte significativa dos fundos negociados pelo Governo junto da União Europeia para promover as regiões menos desenvolvidas, sendo desde já evidente que a litoralização dos investimentos assumidos contribuirá definitivamente para o afastamento cada vez maior do Interior do País.

Por isso, revoltados, mas não resignados, apelamos às populações, com destaque para empresários e demais atores locais, para que manifestem por todas as formas, a sua indignação e protesto, para que não se pense que “quem cala, mais uma vez consente”! Depois de esgotadas todas as tentativas de diálogo, é hora de passar a ações concretas!

Revoltados mas não resignados apelamos aos cabeças de lista dos partidos às próximas Eleições Europeias, a quem iremos formalizar o desafio, para que venham à região garantir o seu empenhamento, no quadro da União Europeia, no sentido de serem disponibilizados mecanismos financeiros conducentes à concretização destes traçados. Dada a gravidade da situação, iremos igualmente pedir a intervenção do senhor Presidente da República, profundo conhecedor desta realidade.


Movimento MAIS
10/04/2014


1 comentário:

  1. Boa noite. Toda esta situação do centro do país ter ficado fora do PETI é vergonhosa. O movimento Cpc também publicou hoje um comunicado sobre este assunto. Talvez juntos consigam levar a voz da nossa região a Lisboa, que acham? Está disponível aqui
    http://cidadaosporcoimbra.com/2014/04/10/coimbra-no-deserto/ e penso que também no facebook

    ResponderEliminar