segunda-feira, 8 de março de 2010

Autarcas vão ao Ministro das Obras Públicas

Notícia do Jornal Público
José Carlos Alexandrino disse que a reunião se vai realizar em Lisboa, às 15 horas no Ministério, para debater o anúncio da suspensão da construção dos Itinerários Complementares (IC) 6, 7 e 37, previstos na concessão rodoviária da Serra da Estrela.

No entanto, fonte do ministério referiu hoje que a reunião não consta da agenda oficial do ministro António Mendonça.

“Vamos fazer ver ao senhor ministro que é uma questão de coesão do território e de justiça que as estradas sejam construídas”, afirmou o autarca socialista, criticando a discriminação que existe entre os grandes centros do litoral e os concelhos do interior. “A construção destes itinerários complementares é um direito legítimo das populações que chega atrasado mais de 20 anos”, sublinhou.
Segundo José Carlos Alexandrino, os concelhos da região das Beiras, sobretudo Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia, têm sido muito prejudicados e tiveram um “atraso estrutural por ter estradas do tempo da monarquia”.

“Vamos agora demonstrar ao senhor ministro que temos capacidade exportadora e um volume de negócios que justifica plenamente a execução daquelas estradas”, salientou o edil. Referindo que a região das Beiras representa um milhão de pessoas, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital advertiu que o “povo saberá dar a resposta conforme for a resposta do ministro”.
Carta enviada ao ministro foi assinada por 25 autarcas
A audiência com o ministro António Mendonça foi solicitada numa carta subscrita por 25 autarcas dos distritos de Coimbra, Viseu, Castelo Branco e Guarda, que foi enviada ao governante no dia 2 de Fevereiro. Na missiva, os autarcas sublinham que “estes distritos são os que têm mais baixas taxas de execução do Plano Rodoviário e, simultaneamente, são distritos com altas taxas de sinistralidade”. “Estas acessibilidades não são auto-estradas, são estradas que ligam e interligam muitas das principais cidades e vilas desta região, sendo em muitos casos as únicas estradas dignas desse nome que irão servir essas localidades”, frisam. Além do autarca de Oliveira do Hospital, a delegação que vai amanhã a Lisboa integra os presidentes da Câmara de Seia, Covilhã e Viseu (ainda por confirmar) e um representante do Núcleo Empresarial Interior e Beiras.

AQUI

1 comentário:

  1. Vejam esta noticia

    http://www.jornaldofundao.pt/noticia.asp?idEdicao=105&id=6247&idSeccao=981&Action=noticia

    http://regioes.blogspot.com/2010/03/ligacoes-coimbra-e-espanha-essenciais.html

    ResponderEliminar